Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zibaldone

Zibaldone

12
Jun17

10 razões para entrar no Bloco

Francisco Freima

0001.jpg

Fazendo algum proselitismo político, venho enumerar 10 boas razões para uma pessoa de esquerda entrar no BE. São elas:

 

1. O BE não é um partido, mas sim um movimento que agrega várias tendências e sensibilidades políticas. 

 

2. Ao ser um movimento, ganhas uma perspectiva abrangente sobre vários temas, porque, além da componente política, o BE trabalha com inúmeras organizações que têm experiência no terreno. Ser do Bloco é também aprender a ouvir estas organizações e os mais diversos actores sociais, sem nunca instrumentalizar.

 

3. O BE não tem juventude partidária. Independentemente da idade, todos estão habilitados a discutir política como gente grande.

 

4. No BE não há carreirismo, a maioria dos militantes são idealistas que acreditam na sua capacidade em mudar o mundo.

5. As pessoas são desempoeiradas, facilmente consegues contactar alguém para te esclarecer uma dúvida. Seja sobre economia (Mariana Mortágua), ensino superior (Luís Monteiro), precariedade (Isabel Pires), educação (Joana Mortágua), marxismo (Bruno Góis) ou poesia (podes falar comigo xD), existe uma grande partilha de conhecimentos entre todos.

 

6. Existem vários espaços de socialização. Iniciativas como o Inconformação, o Acampamento da Liberdade ou o Fórum Socialismo permitem-te conhecer militantes de todo o país.

Fórum Socialismo.jpg

7. O trabalho político é equilibrado e ajustado à disponibilidade de cada um. No BE não há controleiros, podes participar nas actividades da forma que quiseres. Se fores um militante activo e aberto a todas as experiências, verás que tão depressa estarás em reuniões a discutir política como na rua a sensibilizar pessoas para a tua causa.

 

8. No BE não existe pensamento único. Essa é considerada a sua maior força e fraqueza. Ainda assim, eu só consigo ver força num movimento que permite o direito de tendência. Todos têm o seu espaço, sejas da corrente maioritária ou de uma minoritária, podes expressar livremente as tuas ideias ou até criar uma nova tendência.

9. O Bloco permite a constituição de núcleos a nível concelhio. Caso queiras aplicar a tua energia numa determinada direcção, podes juntar camaradas e criar um núcleo sobre o teu tema preferido: ambiente, cultura, desporto, economia, habitação, justiça, relações internacionais, saúde...

 

10. O BE é um microcosmos daquilo que deve ser uma sociedade melhor: uma sociedade onde as mulheres têm mais protagonismo, uma sociedade onde ninguém é discriminado e uma sociedade mais virada para o bem comum do que para a luta pelo poder.

11 comentários

Comentar post

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor