Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Zibaldone

Zibaldone

09
Jul16

A turma de 2003

Francisco Freima

Turma de 2003.JPGTreze anos depois, o Relatório Chilcot deu a conhecer as conclusões esperadas: não existiam motivos para invadir o Iraque. Nem armas de destruição maciça, nem ameaça terrorista, nada: apenas um ditador como tantos outros naquelas paragens. Após a sua divulgação, milhares de pessoas no Reino Unido exigiram a abertura de um processo contra Tony Blair, por crimes de guerra. Em Portugal, o PCP já pediu para Durão Barroso e Paulo Portas serem ouvidos no parlamento. Espero que, à luz destas revelações, o Bloco de Esquerda ajude a colocar Durão Barroso e Paulo Portas no banco dos réus, em Haia, como cúmplices do crime. Com efeito, se Bush e Blair são os Milosevic nesta história, Durão, Aznar, Portas são os Karadzic e os Mladic... claro que, como bons ocidentais, nada lhes acontecerá. O Tribunal Penal Internacional só serve para julgar sérvios.

 

Olho para os artistas na foto: Durão, o corrupto que transitou para a Goldman Sachs; Blair, o criminoso de guerra; Bush, criminoso de guerra e perdedor das eleições contra Al Gore; Aznar, o homem que tentou ganhar eleições com o 11 de Março, culpando a ETA pelo atentado cometido em Atocha por radicais islâmicos, e que foi um dos maiores corruptos da política espanhola. Num mundo normal, estariam todos presos. No mundo ocidental, dão conferências, fazem «consultoria» (metem cunhas) e têm cargos não-executivos em bancos duvidosos. 

 

Gostava de saber o que é que José Manuel Fernandes tem a dizer sobre o relatório. Para quem não se lembra, o agora director do Observador, à época director do Público, fez campanha pela guerra. Foi, aliás, o mais convicto defensor da intervenção militar. Os resultados estão à vista: caos no Iraque, surgimento do Daesh, expansão do terrorismo... passados treze anos, imune às lições da história, JMF continua a disparar alarvidades. O desemprego, flagelo que afectou muitos jornalistas, não o atingiu. Mistério? Nem tanto: aos cães basta seguirem o dono. 

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor