Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Zibaldone

Zibaldone

01
Dez16

Aos alienados

Francisco Freima

Camarada Arenas.jpgNão percebo a coerência dos comentadeiros que chamam ditador a Fidel Castro e depois babam-se perante a presença dos reis de Espanha em Portugal. Que conceito de democracia o destes democratas, que ataca (e bem) um ditador e depois aplaude outro... Acaso o rei de Espanha foi eleito? Já para não dizer que em Espanha existem inúmeros presos políticos, como é o caso de Manuel Pérez Martínez (Camarada Arenas), Secretário Geral do Partido Comunista de Espanha (reconstituído), condenado sem provas por terrorismo e preso há 16 anos. Uma espécie de Nelson Mandela ibérico, ou não tivesse o líder sul africano sido condenado pelo mesmo crime. Os comentadeiros falam em rábula para agradar ao Podemos; no BE é simplesmente uma tomada de posição para honrar os camaradas do PCE(r). No entanto, percebo que a cultura política dos alarves que cospem para o ar fica-se pelo snobismo de pacotilha. Os Portugueses gostam muito de se dar ares... nem traidores são, coitados. Apenas alienados. Os que vão ao beija-mão é que são bons, os que dobram a cerviz ao cumprimentar monarcas é que são bons, os que são solidários com os seus camaradas presos não prestam. Aproveito para saudar María Baños, Paco Seoane, Ignacio Gómez, Marcos Ponce, Victòria Gómez, Lucio Blanco, Carmiña Cayetano, Juan Martín, Israel Clemente, Israel Torralba, Manuel Arango, Mónica Refoxos, Santiago Rodríguez e muitos outros camaradas e amigos que estão presos devido aos seus ideais políticos. Uma palavra especial à memória da camarada Isabel Aparicio, que morreu na prisão de Zuera, em 2014.

Isabe Aparicio.jpgVolto a afirmar: o único partido que se mostrou digno na recepção aos reis de Espanha foi o Bloco de Esquerda. Não se levantou e não aplaudiu. Falta de educação? Depende da perspectiva: para mim, excesso de servilismo por parte das outras bancadas. Se ficassem sentados e se abstivessem de aplaudir, não haveria problemas. Falta de educação? Falta de educação seria apupar, dar murros na mesa, interromper, increpar o orador, como a direita costuma fazer quando os deputados bloquistas intervêm no plenário. Falta de educação é um antigo deputado do CDS apodar toda uma bancada de «javardos». E que dizer do argumento «à política o que é da política, às instituições o que é das instituições»? Bastante conveniente para uma família que é ao mesmo tempo uma instituição e uma entidade política, que, relembro, nunca foi sufragada. O argumento do papel importante do rei Juan Carlos na transição para a monarquia constitucional também não colhe: desde logo, porque o rei Juan Carlos já saiu do trono. Depois, porque demonstra novamente incoerência (sendo assim, Fidel Castro, que trouxe alguns assomos de liberdade e desenvolvimento ao povo cubano, vê o seu regime legitimado ad aeternum). Já agora, quantos anos terá de ficar o povo espanhol sob o jugo da monarquia para remir essa «dívida de gratidão»? Dez? Vinte? Trinta? Um século? Será que em 3016 ainda existirão comentadeiros a relembrarem a dívida de gratidão dos espanhóis para com os reis? O argumento pseudo-histórico é tão ridículo que eu faço uma proposta: Portugueses, nós temos uma dívida de gratidão para com os romanos. Eles deixaram-nos aquedutos maravilhosos, a nossa primeira rede viária e uma ordenação jurídica ímpar. Tomemos portanto em mãos esse imperativo nacional, o de encontrarmos nas intrincadas árvores genealógicas o César que nos vai governar daqui em diante. Aconselho os egípcios a mostrarem igual gratidão, nomeando um faraó que os subjugue e os faça construir pirâmides em tributo à sua visão megalómano-escatológica. O turismo agradece.

 

Convido igualmente o PCP a propor uma visita de Kim Jong-un à Assembleia da República. Só para ver se os deputados de CDS, PSD e PS se levantam e aplaudem o discurso. Os do Bloco, tenho a certeza, tomariam a mesma atitude. 

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor