Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zibaldone

Zibaldone

29
Jul16

Atentado nos Açores

Francisco Freima

Não, não foi na Base das Lajes. Tampouco foi protagonizado pelos suspeitos do costume. Mas sim, foi na redacção de um jornal. Desta vez, no entanto, os terroristas não quiseram impedir a circulação de uma mensagem. Pelo contrário, difundiram-na pelos quatro cantos do arquipélago, entrando há pouco na redacção da SIC Notícias. E sim, a jornalista que apresentava o Primeira Página foi incapaz de prever o atentado. No momento da explosão, viu-se, em grande plano, o drama, o horror, a comédia:

Correio dos Açores.jpgQuerendo talvez comunicar com um emir das Arábias, o Correio dos Açores traz na manchete a compra iminente do Monte Palace. Perdão, Sr. Emir, a compra Eminente! Quando um dia escrevi que os jornalistas, com as suas charlatanices, são os barbeiros do século XXI, estava longe de imaginar que entretanto passariam de cavalo para burro. Já não bastava o Correio da Manhã, agora temos o Correio dos Açores. Num país onde quase ninguém lê, torna-se ainda mais grave. Pelos vistos, os jornalistas deixaram de ser os guardiões oficiosos da língua. Como acreditar numa pátria que endeusa futebolistas da treta e convive bem com tamanho disparate? Porque isto não foi na tasca do «Zé da Esquina», onde o «À moelas» arrota a ignorância dos simples. Não, isto aconteceu na redacção de um jornal, entre "jornalistas" (entre cunhas, perdão, comas). A quererem sair com alguma dignidade desta história, os responsáveis deviam assumir o erro, pedir desculpa, demitirem-se e entregarem a carteira profissional. Depois, podiam dedicar-se à pesca.

 

Enfim, as baixas até ao momento são um número indeterminado de crianças, maioritariamente de famílias pobres, que, ao lerem o eminente disparate, logo o tomarão por verdadeiro.

 

Caso para dizer: Je Suis Açores.

6 comentários

Comentar post

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor