Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zibaldone

Zibaldone

07
Fev17

Bairro 6 de Maio

Francisco Freima

Bairro 6 de Maio.jpgComo é possível um país europeu proceder a demolições de casas sem acautelar a situação dos residentes? Que gente é esta que dorme descansada depois de assinar ordens de demolição? Nem consigo imaginar o que é acordar com a polícia a bater à porta, e, caso não seja aberta, a forçar a entrada através de arrombamento. 

 

Mas alguém pensa que aquelas pessoas querem mesmo morar ali? Ou infringir a lei? O que aquelas pessoas querem é que as deixem em paz, pois se não têm soluções para os seus problemas não têm nada de ir perturbar as suas vidas. Depois enchem a boca com igualdade de oportunidades para todos. Um rapaz da minha idade que vivesse até hoje numa daquelas casas demolidas, já está, logo ao acordar, numa posição bem pior do que a minha. Todos os dias trazem consigo a possibilidade de sermos melhores seres humanos. Mas o que é que o País faz? Puxa-nos para baixo, obriga-nos a lutar pela sobrevivência em vez de facultar as condições mínimas, aquelas que nos permitem desenvolver e potenciar todo o nosso talento.

 

E que juiz consegue julgar alguém pelo crime de resistência à autoridade, quando esta, numa flagrante violação da Constituição, está lá para garantir a destruição do domicílio? Falo por mim: se um dia viessem demolir o meu prédio sem terem uma solução para a minha família, eu também me atirava ao primeiro polícia que tentasse arrombar a porta da minha casa. Nada pessoal, mas invasão de propriedade e destruição de bens é crime, mesmo que tivessem a lei do lado deles. Acima da lei está a justiça, e não é justo desalojar pessoas em pleno Inverno sem que haja uma alternativa. Por muito que falem no PER de 1993, existem moradores que não foram abrangidos por ele, pois na altura ainda não residiam no Bairro 6 de Maio. Quanto aos argumentos da Câmara Municipal da Amadora, eles são falsos. Existem pessoas que não têm mesmo para onde ir. Até a Relatora da ONU para a Habitação Adequada condenou as demolições, ganhem vergonha!

 

Por último: onde é que estavas hoje de manhã, Marcelo?

 

PS: Agora já percebo o porquê daquela mega-operação na semana passada. Nada como intoxicar a opinião pública com histórias de criminosos para que esta venha depois bater palmas às demolições...

9 comentários

Comentar post

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor