Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zibaldone

Zibaldone

23
Fev17

Black - Amor em Tempos de Ódio

Francisco Freima

Confesso que não sou fã de adaptações de adaptações de histórias, daí que este filme não me tenha cativado. Romeu e Julieta por Romeu e Julieta, prefiro o original, ou então a cópia (West Side Story). A cópia da cópia pouco acrescenta à arte e muito menos à realidade que se pretende denunciar.

 

O filme conta a história do amor proibido de Marwan (árabe) e Mavela (africana), ambos membros de gangues que disputam sabe-se lá o quê em Bruxelas. E a primeira falha é esta: Black não aprofunda os personagens secundários, situados algures entre o gangue de Marwan (1080) e o de Mavela (Black Bronx). À medida que o filme avança, mais perdidos ficamos numa história de amor sem nada de substantivo - ao seguir neste caminho, o filme devia ter prolongado as cenas a dois sem que estas se resumissem aos habituais clichés.

 

O próprio Marwan, pese o convincente desempenho de Sanâa Aloui (os actores são o melhor deste filme), parece uma caricatura de Romeu. Aliás, a história de Shakespeare começa com o protagonista a sofrer de um amor não-correspondido por Rosalina, ao passo que nesta temos Marwan numa daquelas relações de estar com alguém só por estar. O que dá força ao amor de Romeu por Julieta é a sua vontade de amar ser correspondida tanto pela ocasião como pela pessoa. A dupla coincidência só torna mais dolorosa a constatação de que as suas famílias são inimigas mortais. Aqui, não: Marwan, "amancebado", deixa a namorada para ir atrás de Mavela. Ou de como o amor fatal vira garotice... mais uma vez, os gangues deviam ter sido a força motriz do enredo, pois era neles que se encontrava a história que os realizadores pretendiam contar.

 

Pelo meio, um enredo tão previsível que captura o fim: Marwan e Mavela morrem vitimados pela mesma bala... ao pé dos corpos caídos, o polícia (africano) e a polícia (árabe) que foram entrando a espaços na história destas personagens.

11 comentários

Comentar post

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor