Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zibaldone

Zibaldone

13
Jun17

Combate à corrupção

Francisco Freima

Parabéns aos ministérios públicos de Portugal e de Espanha. O combate à corrupção deve ser uma prioridade em países como os nossos, daí que as investigações abertas aos casos de José Sócrates, Tchizé dos Santos, António Mexia, Pedro Guerra, Iñaki Urdangarin, Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo demonstram vontade de acabar com a impunidade. 

 

Espero igualmente que sirva de aviso a futuros corruptos, pequenos ou graúdos. Ainda hoje surgiu a notícia de mais uma familiar de Carlos César colocada numa autarquia. Isto depois de termos ficado a saber que o amigo de António Costa foi nomeado para a TAP, empresa que tem como presidente um boy do PSD. Quem é corrupto diz que os familiares e os amigos dos políticos não podem ser tratados como leprosos, destratando todos os que põem dúvidas a estas situações com a habitual inveja. Quem fala assim só pode ter telhados de vidro. Em Portugal há muita maçã podre, hoje em dia trabalhar na função pública é mais cadastro do que currículo.

 

Aos que pensam que a corrupção e a evasão fiscal são de pouca monta, só tenho a dizer: por cada pessoa corrompida, há outra que pode aparecer morta por denunciar o crime; por cada pessoa que utiliza cunhas para entrar num emprego, há outra que fica à porta e começa a descrer num sistema que impede a mobilidade social; por cada pessoa que foge aos impostos, há milhões que passam fome ou vêem os seus negócios arruinados pela violência fiscal exercida sobre os mais fracos.

 

Sobre Cristiano Ronaldo, este é um caso que merece ser investigado, sem histerias futeboleiras e teorias da conspiração à mistura.

 

PS: Andam uns dinossauros por aí. Eu não sou hipócrita, por isso deixo o meu desejo que a Isaltino Morais e a Valentim Loureiro suceda o mesmo que a António de Sousa Franco na lota de Matosinhos. Infelizmente, parece que as coisas más só acontecem às poucas pessoas decentes dos grandes partidos.

10 comentários

Comentar post

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor