Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zibaldone

Zibaldone

26
Ago16

Do burquíni

Francisco Freima

burquíni.jpgPara mim, os burquínis são uma aberração, um anacronismo, um retrocesso civilizacional. No entanto, reconheço que as mulheres têm o direito de vestirem o que bem entenderem, o corpo é delas, a decisão também. A única proibição sensata é a do véu integral nos espaços públicos. Podem até mumificar-se em casa, mas na rua manda a república. Proibir o burquíni servirá apenas para acicatar o ódio na comunidade muçulmana, há séculos ressentida por ter perdido a dianteira do progresso - normalmente esquecem-se que a perderam graças a atitudes destas, a destruição das taifas, o apoio aos almorávidas, o wahabismo, a revolução islâmica iraniana... 

 

Resta saber se as mulheres querem mesmo vestir aquela coisa horrível, ou se sofrem do Síndrome de Estocolmo. Eu acredito mais na segunda hipótese, seja por pressão dos maridos, dos pais, das amigas, a verdade é que não faz sentido alguém abdicar da sua identidade. O burquíni representa isso, é a negação do indivíduo, a sua submissão ao uniforme. Claro que a proibição resulta contraproducente nestas situações: eles (neste caso, elas) querem ser mártires. Não querem expor o seu corpo, mas sim mostrar os limites do secularismo. Se ao extremismo respondermos com extremismo, seremos derrotados. Não devemos embarcar no anti-puritanismo, os púdicos têm direito a ser parvos.

 

No fim, o que me chocou mais foi a notícia de que as polícias do Canadá e da Escócia aceitaram o uso do hijab pelas agentes da autoridade. Sou sincero, jamais respeitaria as ordens de uma «polícia religiosa». Contestaria a sua autoridade, já que num estado laico a polícia tem de ser igualmente laica. Imaginem uma destas mulheres a multar alguém: o mais certo é o cidadão ficar revoltado contra a agente, associando esse sentimento a pensamentos islamofóbicos, visto reconhecer logo a religião dela.

 

A Oriana Fallaci é que tinha razão: qualquer dia somos a Eurábia.

12 comentários

Comentar post

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor