Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zibaldone

Zibaldone

13
Dez16

É fácil ser jovem?

Francisco Freima

Tropecei neste documentário enquanto procurava bandas letãs para a rubrica Surrounding Sound. Como gostei muito, decidi partilhar convosco. Sempre me interessaram os movimentos contra-culturais nos países da antiga URSS, a possibilidade de ter um vídeo legendado em Inglês foi um presente de Natal antecipado e inesperado. 

 

O documentário acompanha o julgamento dos jovens que destruíram parcialmente uma carruagem de comboios após um concerto da banda Pērkons. Incidindo sobre os problemas da juventude, expõe o desfasamento entre o ideal socialista e as suas reais aspirações. Nessa época, a Letónia era um país relativamente próspero dentro do Pacto de Varsóvia. Apesar disso, os mais novos sentiam-se presos dentro do sistema que lhes impunha uma forma de pensar completamente diversa da deles. Controlados pelos pais e pelo Estado, uns tentam encaixar na sociedade letã, outros são chamados a combater numa guerra sem sentido no Afeganistão e outros ainda procuram a evasão através da arte.

 

Por estranho que possa parecer, os problemas deles não são muito diferentes daqueles que atravessam a minha geração. Descontando a guerra, a falta de liberdade é praticamente a mesma, senão mesmo maior. De resto, à luz dos dias de hoje este documentário levanta a dúvida: é melhor viver num sistema com menos liberdade política e mais condições de empregabilidade ou num sistema com mais liberdade política e menos condições de empregabilidade? Para mim, representam dois males menores, duas faces da mesma moeda. Tal como sem liberdade política ninguém é livre, sem dinheiro no bolso ninguém é independente. Além de que a UE não é muito diferente da URSS em matéria de independência política: países pequenos como Portugal estão sujeitos ao mesmo grau de opressão que a Letónia daqueles tempos.

5 comentários

Comentar post

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor