Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Zibaldone

Zibaldone

29
Ago16

Fórum Socialismo #2

Francisco Freima

O fim-de-semana foi divertido. Conheci novos aderentes, sobretudo malta do Norte, pois acorreram em maior número a Santa Maria da Feira. As instalações eram excelentes, a escola onde ficámos foi uma daquelas intervencionadas ao abrigo do programa Parque Escolar. Os balneários eram óptimos, tal como o ginásio onde dormimos, as salas de aula e o refeitório. A organização do Bloco esteve à altura do espaço, primando pela excelência.

 

Os debates foram interessantes, do programa que gizei aqui só falhei a sessão com a Mariana Mortágua. Ainda pensei ir ao debate sobre a eutanásia, com o João Semedo e o Júlio Machado Vaz, mas como também tinha muita gente, preferi a Sala 1, onde o tema era os Direitos dos Imigrantes. A oradora foi Revelina Tigna e deu para me inteirar de situações absurdas – sabiam que se um imigrante legal perder os documentos e for à polícia dar nota da ocorrência, receberá logo uma intimação para regularizar a sua situação no prazo de vinte dias, sob pena de vir a ser expulso do país? E que temos pessoas nos bairros sociais da periferia cuja vida se restringe literalmente ao bairro? A Revelina, que vive num desses bairros, contou como existem pessoas que não saem há anos das zonas de residência, por falta de oportunidades (boa parte são «imigrantes ilegais»). Sublinhou ainda que viver num bairro social não define uma pessoa, apesar da discriminação que os habitantes dos mesmos sofrem quando se candidatam a um emprego ou no dia-a-dia em geral.

 

Outro grande momento foi a exibição, no sábado à noite, da primeira parte do documentário Exodus, a Nossa Viagem para a Europa, que contou com a presença de Catherine Samary e da Marisa Matias. Recomendo a todos o visionamento. Antes, durante a tarde, tivemos a oportunidade de falar em directo com o Luaty Beirão e com os activistas angolanos presentes, José «Juca» Silva e Manuel Santos. Deixo-vos os vídeos desse encontro, com a promessa de me debruçar futuramente sobre alguns temas abordados no Fórum, particularmente aqueles dedicados à financeirização da economia, à questão curda, à situação política no Brasil e à cobertura da crise por parte da imprensa económica.

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor