Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zibaldone

Zibaldone

20
Dez16

Influenza

Francisco Freima

Ramalho Eanes.pngApesar de Ramalho Eanes ter liderado o golpe que instituiu a contra-revolução, confesso que nutro simpatia pelo homem. Penso mesmo que o azar dos revolucionários foi o de não terem uma pessoa deste calibre à frente das suas tropas. Calhou-lhes Otelo Saraiva de Carvalho, à época com o ego insuflado pelo PCP. 

 

Isto para dizer que o antigo Presidente da República está engripado, situação que presentemente partilhamos. Não sei como são as gripes do bravo general, mas as minhas dão para a rêverie, habitualmente situada na infância. Costumam ser apenas pormenores: o barulho do picador de carne Moulinex, os autocarros a abarrotar, o perfume da minha educadora ao fechar a porta da carrinha do colégio, os peixes pescados pelo meu tio, os ensaios dos Ramp na casa da minha ama, porque o filho dela tocava na banda. Desta vez, voltei ao Alentejo com o meu pai, os dois deitados à sombra de um chaparro. Nas imediações, algumas loisas armadas, o voo picado de um pássaro rumo ao isco, o estorninho a debater-se na armadilha, comigo a imitar os seus movimentos. O meu pai logo lhe acaba com o sofrimento. Chegando ao monte, a minha avó cozinhará o resultado destas andanças.

 

Vendo daqui, parece mesmo um sonho, uma vida anterior a esta. Na altura ignorava que seria de esquerda, que existiriam blogues, que criaria um e que teria algo contra um homem chamado Ramalho Eanes. Decerto, o 25 de Novembro... ainda assim, felicito-me por não ser dos que julgam as pessoas à luz das ideologias. Pelo contrário, costumo julgar de forma mais crítica as pessoas próximas da minha área política. Talvez por isso, outro antigo PR que meteu «o socialismo na gaveta» não me mereça tamanho desvelo. Apenas desprezo pelo homem sem qualidades que foi. Ademais, o sucesso político de tal sujeito resume-se à influência de outro grande homem: Salgado Zenha.

 

Os meus votos de melhoras ao general Ramalho Eanes.

3 comentários

Comentar post

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor