Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Zibaldone

Zibaldone

04
Mai16

Juízo terminal

Francisco Freima

Relógio do Juízo Final.pngA obscura maldição «Que vivas em tempos interessantes» começa a cumprir-se. A mais que provável nomeação de Donald Trump como candidato republicano antevê um futuro sombrio para a humanidade. Apesar disso, não me importaria nada de ver a nação mais poderosa do mundo a ser presidida por um lunático. Face à descolorida Hillary Clinton, Trump promete-nos um Armagedão, o suficiente para eu torcer por ele. A adrenalina do mundo viver quatro anos no fio da navalha é perigosamente fascinante. Penso que isso atrai o eleitorado republicano, desde os maluquinhos Jeovás ao americano médio, cada vez mais viciado na psicose hollywoodiana. Se Michael Bloomberg, Paul Ryan, Mitt Romney ou outro mal menor não entrar em acção, teremos um filme de terror.

 

Na Venezuela, outro lunático está prestes a cair de maduro. Entre aumentos de salário estapafúrdios, assassinatos em massa, filas de racionamento, escolas encerradas e função pública a trabalhar dois dias por semana, Maduro ouve passarinhos que falam em nome de Chávez. Ou muito me engano, ou os venezuelanos irão descer às profundezas de onde extraem o seu ouro negro. Enquanto isso, na Coreia do Norte prepara-se o primeiro congresso do Partido dos Trabalhadores em 36 anos. A repórter Margarida Serra relata que os norte-coreanos vão ao extremo de limparem o asfalto com panos, numa altura em que a paranóia do «Querido Líder» chega ao ponto de submeter todos os cidadãos a nova «avaliação ideológica»...

 

Por cá, os ecos do fim dos tempos chegam através de um jovem que filmou-se a maltratar um cão. Se me dessem um superpoder, penso que faria Gonçalo cumprir a pena de Rubin «Hurricane» Carter. Palermas sempre existiram, que o diga D. Sebastião... Este nosso rei, conhecido profanador de cadáveres, experimentou a força do carma ao ver um jovem empoleirar-se na sua estátua para tirar uma selfie. Quem ficou a rir foi D. Afonso Henriques – o puto que lhe gamou a espada viu a sua estátua vandalizada por outro puto. De resto, o Fundador tem sempre problemas com espadas, veja-se o roubo da que tinha na sua estátua em Guimarães... Será a desforra de D. Teresa pelos anos em Lanhoso? Se a moda pega, Aquiles e Alcibíades que se cuidem... Apolo e Hermes arranjarão maneira de se vingarem.

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor