Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zibaldone

Zibaldone

11
Mai17

O divã de Estaline

Francisco Freima

Filmado em Portugal (mais propriamente no Palace Hotel e na Mata Nacional do Buçaco), O Divã de Estaline conta com Gérard Depardieu no papel de protagonista. Desengane-se quem espera ver neste Estaline o ditador autoritário e de poucas palavras que a História entronizou: o filme dá uma versão efabulada do líder soviético, que todas as noites conta os seus sonhos à amante Lidia no divã que fora de Freud, e a que ele simpaticamente se refere como «o charlatão».

 

Sendo uma adaptação do romance homónimo de Daniel Baltassat, o filme sofre um pouco ao nível da construção das personagens, demasiado literárias para serem transpostas para uma tela sem que percam alguma da sua humanidade. O enredo centra-se demasiado na figura de Estaline, dando apenas espaço a que Danilov, um artista do regime, fure de vez em quando o alinhamento com os seus problemas existenciais. Neste filme encontro algum paralelismo com A Escavação de Andrei Platónov, apesar de o ambiente onde a história se desenrola ser em tudo diferente. Mas, tal como no livro de Platónov, está a ser construído algo que será o orgulho do comunismo (em O Divã de Estaline é um monumento de homenagem ao ditador, a ser colocado na Praça Vermelha) e as pessoas vão desaparecendo – o próprio Danilov, uma espécie de Voschev à procura da sua verdade, conviverá ao longo do filme com o risco de ir parar à Sibéria. Também conta-se uma história acerca das mortes de opositores políticos durante a Guerra Civil Russa que lembram os episódios descritos no colcoz de A Escavação.

 

É uma corte de sombras aquela que se destaca nesta obra, uma anti-Versalhes em que Estaline não é mais do que um Rei-Lua: quem não seja do seu agrado acaba mal, mas ninguém se pode fiar nas preferências do ditador. Tal como a Lua, ele tem várias faces.

6 comentários

Comentar post

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor