Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zibaldone

Zibaldone

01
Set16

O golpe

Francisco Freima

Se alguém tinha dúvidas sobre os efeitos perenes de um povo colonizador numa civilização, elas dissiparam-se ontem. O Brasil, por muitos considerado uma espécie de super-Portugal, revela em excesso os defeitos da antiga metrópole: desigualdade, corrupção, ignorância e racismo. 

 

O sinistro cortejo de Palpatines que votaram a favor do impeachment é um sério aviso à democracia brasileira. A presidenta Dilma saiu, acusada de um crime de responsabilidade inexistente, para dar lugar às quadrilhas do PMDB e do PSDB, que, sem o freio petista, aprofundarão as desigualdades entre ricos e pobres, a manipulação da rede Globo e o racismo contra as populações negra e índia. Com a saída de Dilma, o Brasil recuará em matéria de políticas sociais, ficando o Estado como presa dos interesses oligárquicos. 

 

Estou curioso para conhecer os argumentos da direita portuguesa em relação à sua congénere brasileira. Como é que vêem a situação actual, onde um «presidente» corrupto toma posse devido à acção de inúmeros corruptos contra uma mulher que não cometeu nenhum crime? Consideram normal o governo legítimo ser afastado por meia dúzia de ressabiados, cujo móbil foi a Lava Jato? A direita, que costumava bater no peito e dizer-se defensora da liberdade, continua a apoiar os regimes mais «exóticos», faróis do capitalismo real: Angola, Guiné-Conacri, Turquia, Rússia, Filipinas, Arábia Saudita...

 

Também fico à espera da cobertura sensacionalista da comunicação social. É que não basta ir à Grécia gozar com um governo que lida diariamente com os problemas deixados pela direita, tal como não basta ir à Venezuela mostrar as filas de racionamento sem referir os especuladores – já agora, para quando uma reportagem sobre o assassinato de Hugo Chávez pela CIA? Ah, pois é, isso não interessa...

 

Fica o vídeo da intervenção de Jean Wyllys, deputado do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), sobre a situação política brasileira, no Fórum Socialismo.

4 comentários

Comentar post

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor