Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zibaldone

Zibaldone

17
Out16

O pior país do mundo

Francisco Freima

Almada Negreiros citação.jpgO Presidente da TVI continua a sua campanha mediática. Agora, foi à Suíça dizer que Portugal é «o melhor país do mundo». Ou Marcelo é pouco viajado ou então é lelé da cuca. Dizer de um país desigual, corrupto, endividado que é o melhor do mundo, só pode ser efeito do LSD ou do PSD, essa bad trip que estoirou a economia nos últimos quatro anos, depois de o PS ter rebentado com as finanças públicas. 

 

Vivemos num país onde a riqueza se concentra numas quantas famílias, servidas por um exército de «culambistas», para utilizar a feliz expressão do Miguel Esteves Cardoso. A cunha impera, travestida agora em «rede de contactos» ou, na sua variante ingleso-parola, «networking». A dívida, feita para resgatar bancos, oprime o povo que não foi tido nem achado nessas negociatas de vão-de-escada. Com a dívida veio o garrote alemão tal como durante a monarquia constitucional veio o garrote inglês. O povo encontra-se alienado por uma comunicação social lerda, tablóide e reaccionária. Exemplos de eminências parvas não faltam: José Gomes Ferreira, reputado opinador de assuntos económicos, não é licenciado em Economia... tal qual Medina Carreira. À frente do Ministério dos Negócios Estrangeiros temos um sociólogo. Antes tínhamos tido um jurista e antes outro jurista, que também fora jornalista. No tempo do Sócrates, era um economista... curso de Relações Internacionais? Dá muito trabalho (ou, pelos vistos, pouco...). Temos também uma televisão pública pejada de apresentadores sem o curso de Comunicação Social, o que é triste, pois com tantos profissionais no desemprego preferem as carinhas larocas e os amigalhaços. 

 

Porém, nada disto afecta um estrangeiro que venha passar uns dias a Portugal. Já o taxista que acha que as leis são para ser violadas poderá ser um problema (sobretudo se esse estrangeiro for uma menina virgem). O melhor país do mundo tem também ruas sujíssimas, além de sarjetas entupidas, que fazem dele o melhor país imundo. A gastronomia portuguesa, alarde de todo o patrioteiro, é medonha, tal como medonha é a música portuguesa. Temos provavelmente os piores músicos do mundo (o fenómeno Maria Leal comprova-o). Ainda dentro da oferta cultural, temos sujeitos que se dedicam a espetar ferros nas costas de touros, sob o aplauso de meia dúzia de marialvas, que a essa hora costumam ser embolados pelas mulheres, com a ajuda do tomateiro vizinho. O público feminino compreende na sua maioria gado bovino do mesmo género, ao qual se acrescentam as variantes ovina, caprina e canina. Se for para o hotel, esse estrangeiro, enjoado, torturado e enojado, poderá não se livrar de ser assaltado. É que as «forças da ordem» nacionais são um convite à desordem internacional (o Daesh costuma colocar sacos de lixo em Entrecampos). Juntas, PSP, GNR e Judiciária não conseguem encontrar uma pessoa que matou umas quantas e agrediu outras de passagem. Está a monte há uma semana, sendo os únicos desenvolvimentos os agentes que foram buscar caramelos a Salamanca e o guarda que ficou de cama, baleado por um dos colegas. Aparentemente, este é um bom ano para a Constipação...

 

Por último, temos um presidente que declarou Portugal o melhor país do mundo num pavilhão de gelo. Lista de medidas para sermos o melhor país do mundo? Equilibrar as finanças, dar emprego às pessoas, tirar tachos, promover a justiça social, cozinhar melhor, desafinar menos, tratar bem os animais, limpar as ruas, limpar sarjetas, treinar a polícia... e construir um pavilhão de gelo.

 

PS: Tenho muitos comentários a aguardar moderação, aos quais ainda não respondi por manifesta falta de tempo. Agora vou para a formação profissional, até logo.

71 comentários

Comentar post

Pág. 1/3

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor