Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zibaldone

Zibaldone

18
Mar17

Parabéns, SIC

Francisco Freima

A ZAP, operadora detida maioritariamente por Isabel dos Santos, suspendeu a difusão da SIC Internacional e da SIC Notícias. Esta foi a resposta do regime à reportagem Angola, um país rico com 20 milhões de pobres. Enquanto a RTP envergonha os Portugueses, a SIC envergonha a RTP. Chega ao fim a conversa fiada em torno da necessidade de existir uma estação pública... quando uma emissora privada afronta o poder de um país e a sua congénere fica impávida e serena, a pergunta impõe-se: afinal, para que é que serve a RTP? 

 

Tendo receitas próprias que mais nenhuma outra estação tem, seria de supor que a televisão pública batesse as privadas no capítulo da isenção e da independência. Surpreendentemente, o que se vê é uma emissora detida por um empresário a fazer o tal «serviço público de qualidade». Se eu fosse jornalista da RTP, tinha vergonha de sair à rua ou de aparecer no pequeno ecrã a dar «notícias». Entre o que estes avençados fazem e o trabalho realizado pelo Jornal de Angola, poucas diferenças subsistem. Onde está o vosso brio? Não há aí ninguém que dê um murro na mesa, ou que a vire mesmo? Se eu fizesse parte dessa redacção, queria ter voz na escolha do novo correspondente em Luanda. Jornalistas, porque não se juntam e propõem à direcção um profissional a sério? É natural que não conheçam nenhum, mas não seja por isso: Rafael Marques. Seria a contratação perfeita, pois além de ser angolano, é corajoso e muito mais competente do que o Paulo Catarro. Teria ainda o bónus de deixar o clã Dos Santos à beira de um ataque de nervos. 

 

Quanto à SIC, agradeço as reportagens que tem feito ultimamente. Os seus jornalistas estão de parabéns, particularmente Susana André (Angola, um país rico com 20 milhões de pobres) e Pedro Coelho (Assalto ao Castelo).

 

PS - Este post foi agendado. Hoje e amanhã estarei em Coimbra a participar na VI Conferência de Jovens do Bloco de Esquerda. Só volto ao Zibaldone na segunda-feira. Bom fim-de-semana 

2 comentários

Comentar post

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor