Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zibaldone

Zibaldone

06
Mar17

Reforma antecipada

Francisco Freima

RTP.jpgAmanhã, a RTP faz 60 anos. Está na hora de os Portugueses mostrarem a sua solidariedade e ajudarem esta estação a reformar-se com dignidade.

 

De público, a RTP só tem a teoria. Na prática, é uma empresa incapaz de captar audiências e de se manter por si mesma. Além de falir todos os anos, costuma aborrecer o cidadão comum com as suas cíclicas crises existenciais. Fazendo uma analogia, a RTP é aquele primo chato, que não sabe se deve ou não sair de casa dos pais, e que vive eternamente na dúvida entre prosseguir a sua medíocre carreira numa empresa qualquer ou dar asas à sua «inclinação» para as artes. Claro que esses dilemas só nos afectam a partir do momento em que o primo decide mostrar as suas «obras», algo entre as pinturas da primária e o monocórdico rufar de djambés. Por vergonha alheia, temos vontade de o dissuadir; na realidade, a razão leva-nos a correr até ao notário mais próximo, a fim de mudarmos o apelido... assim sucede com a RTP. Quando um estrangeiro me pergunta se a RTP é a televisão pública de Portugal, eu respondo que não, que é da Polónia. Se o interlocutor chama a atenção para o facto de estarem a falar português, eu invento uma semana da lusofonia promovida pela Rádio Televisão da Polónia. Na impossibilidade de esconder tamanha vergonha, confesso que sim, que a RTP é portuguesa, mas que eu sou polaco – se falo português, é porque foi a língua que inexplicavelmente comecei a falar quando acordei de um hipotético coma. Antes disso, dizem que eu era Franciszek Sylwa, escrevia num blogue chamado Miszmasz (devia ter escolhido esse nome) e ia a caminho do meu casamento com a Halina Poświatowska...

 

Agora fiquei chateado. Vou ler uns poemas daquela que devia ter sido minha mulher e que está mais viva do que todos os Reis da RTP.

20 comentários

Comentar post

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor