Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Zibaldone

Zibaldone

04
Fev17

#ThisFlag

Francisco Freima

Mawarire no gozo enquanto violava a Bandeira.jpgNo dia 1 de Fevereiro, o pastor evangélico Evan Mawarire regressou ao Zimbabué. À chegada, a Bandeira, escondida por um poste, drapejou: «É ele!» Ao sinal dado, os agentes de segurança correram para deter Mawarire. Chegado ao Tribunal Central de Harare, o cidadão em causa foi informado de que pendia sobre si a acusação de ter abusado da Bandeira. Esta, muito chorosa, já havia dado o seu testemunho às autoridades:

 

–Ele usou-me! Aliciou-me para ir até uma praça com ele, e eu, na minha garrida ingenuidade, fui a pensar que ele iria declarar todo o seu amor por mim. Qual não foi o meu espanto quando vejo uma multidão a protestar contra o meu pai, que há 37 anos atrás me trouxe ao mundo! Depois, nem sei se consigo contar o resto...

 

–Vá, coragem, Senhora Bandeira. Estamos aqui para ajudar.

 

–Depois ele beijou-me e desfraldou-me no meio daquela gente! Fiquei tão envergonhada que por pouco não me tingi toda de vermelho... só mais tarde soube que ele criou um movimento no Twitter, onde outros puderam acompanhar a violação em directo, ao mesmo tempo que proferiam insultos do género «embrulhava-me todo em ti!» ou «um dia iremos juntos para a cova!»

 

–Não se preocupe que nós vamos apanhar esse monstro.

 

E apanharam. Após seis meses de exílio fuga nos EUA, Mawarire regressou ao seu país e enfrenta a acusação de ter abusado da Bandeira. Se for condenado, poderá ter de passar 20 anos na prisão. Claro que isso não apagará o vexame e o trauma da Bandeira, que todos os dias terá de conviver com a amarga recordação do dia em que foi violada em público por uma multidão de zimbabuanos insatisfeitos com a governação do seu pai, o democrata Robert Mugabe. 

 

Desde esse dia, noto que a tristeza da Bandeira levou a que a sua lista negra começasse a crescer cada vez mais...

zw.png

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor