Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zibaldone

Zibaldone

02
Fev17

Vergine Giurata

Francisco Freima

Este é um filme baseado no romance homónimo de Elvira Dones, em que o tema principal gravita em torno das questões relacionadas com a identidade de género. Numa zona rural da Albânia, duas irmãs crescem e seguem percursos distintos: enquanto Hana procura ver reconhecida a sua capacidade para ser pastora, Lila quer fugir do casamento arranjado pelos seus pais e partir para Milão com o namorado.

 

O enredo desenvolve-se a partir da chegada de Mark a Milão. Seguem-se flashbacks que remetem o espectador para a história de como Hana virou Mark, de forma a poder levar a vida de um homem. O nome do filme advém precisamente desse costume, burnesha (virgem prometida), que permitia a uma mulher ser considerada um homem, desde que fizesse um voto de castidade para toda a vida. Durante catorze anos, Hana negará a sua identidade para poder prosseguir a sua vocação de pastora. Entretanto, com os anos a passar e depois de morrerem os seus pais, decide partir para Milão, cidade onde se encontra Lila. A partir daí, o filme foca-se na reaprendizagem de Mark em ser mulher, na recuperação da sua feminilidade e nos dilemas inerentes a uma mudança total – além da recuperação da sua identidade de género, a protagonista encontra-se pela primeira vez a viver na cidade e numa profissão (guarda de um parque de estacionamento) diferente. 

 

O melhor deste filme, além da prestação da actriz Alba Rohrwacher, é o de colocar em debate o tema das identidades de género a partir de um contexto específico. A arte funciona melhor ao natural, daí que Virgem Prometida cumpra ambos os requisitos, pois tanto consegue ser um filme com uma preocupação social e, ao mesmo tempo, proporcionar uma história de vida capaz de prender a atenção da plateia. Sendo a primeira longa-metragem da realizadora Laura Bispuri, dificilmente poderia ser melhor.

 

Amanhã não escrevo

Volto no Sábado

Obrigado

8 comentários

Comentar post

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor