Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Zibaldone

Zibaldone

10
Mai16

Versões da História

Francisco Freima

Revista Ler.jpgNuma das suas últimas crónicas no Público, João Miguel Tavares (JMT) volta a desenterrar a polémica Manuel Loff/Rui Ramos para atacar Fernando Rosas. Como se sabe, o historiador jubilou-se na semana passada, aproveitando a última aula na Universidade Nova para criticar o revisionismo histórico que pretende «abrir caminho para uma nova ordem, neoconservadora e neoliberal».

 

Penso que JMT perde razão quando lamenta que a historiografia nacional caia novamente na «lama do mais rasteiro combate ideológico». Se há ciência social que serviu de arma de arremesso para combates ideológicos, foi a História. Nem vou falar em diferenças de estilo, senão ficava aqui a noite inteira... Basta lembrar que na Grécia Antiga houve um Heródoto e um Tucídides. Em termos estritamente ideológicos, temos no século XIX um Adolph Thiers a fazer a apologia da Revolução Francesa e do período imperial, enquanto do outro lado do canal os historiadores ingleses carregavam contra os «bonapartistas». Depois, temos aqueles que dão a primazia às figuras históricas e os que acreditam na força incontrolável dos movimentos sociais. Para estes, os personagens históricos são meros intérpretes do curso da história.

 

Assim, não percebo o porquê de tanto alarido... Os historiadores, sobretudo quando escrevem sobre os últimos cem anos, vêem-se tolhidos na sua imparcialidade. Onde JMT vê lama, eu vejo a normalidade decorrente de diferentes posturas perante a vida. Porque a História não é uma ciência exacta, mas antes um campo onde por séculos e séculos imperou a lei de que só os vencedores têm direito a escrevê-la. Neste caso, o revisionismo que muitos «vencidos» andam a fazer (minorias, povos colonizados, feministas) parece-me um acto da mais elementar justiça.

Antiguidades

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Bloguista

foto do autor